quinta-feira, 30 de março de 2017

O velho posto abandonado.


Você provavelmente já ouviu falar de Chuck Doan, ele faz dioramas sensacionais e confesso que me inspirei em pelo menos duas obras dele até hoje para fazer meus dioramas, mas, como já disse antes, me inspirar, não quer dizer copiar.
Prova disso, é que o meu diorama chamado “Gas station Last Chance” o qual foi inspirado num diorama do próprio Chuck Doan, tem muita coisa diferente, se comparada com o diorama original do “mestre”.
Nesse caso, esse diorama que chamei de “O velho posto abandonado” seria a segunda inspiração em outra obra de Chuck Doan, porém, novamente, mudei muitos detalhes.
Outra grande diferença são os materiais que uso para fazer os dioramas, como palitos de sorvete para fazer a parte de madeira, latas de alumínio para fazer partes como telhados, calhas e objetos, como a própria bomba de combustível, madeira comum e isopor para fazer a base entre outros.
Nos Estados Unidos, é muito mais fácil você fazer um diorama, pois as partes são vendidas prontas, com vários tipos de materiais, onde você pode encomendar tudo o que precisa, receber pelo correio e simplesmente montar seu diorama. Isso inclui desde paredes e casas completas, tijolos, pedras, gramas e vegetação, entre muitas outras coisas.
Eu prefiro colocar minha imaginação para trabalhar e fico imaginando como poderia fazer tal objeto, até descobrir uma maneira de deixar o objeto, o mais próximo possível do verdadeiro.
Sem mencionar que eles fazem uso de impressora 3D para fazer objetos de cena, tão realista quanto possível.
Claro que isso também é um mérito de quem está fazendo esses objetos, pois todas as medidas, saem de seu planejamento e confesso que estou muito longe de usar essa tecnologia em meus dioramas.
Mas o uso do material empregado nos meus dioramas também o tornam mais realista, pois para fazer o efeito de terra, eu faço uso de terra real, assim, como para pedra e outros detalhes.


Parede que imita madeira de casa, pronta, apenas aguardando para ser montada conforme a necessidade.

 Exemplo de pedras vendidas prontas na internet. 

 Exemplo de tijolos vendidos prontos na internet, pode ser feita uma parede com eles. 

 Exemplo de grama estática vendida pronta na internet.

 Exemplo de caixas e móveis vendidos prontos na internet. 

  Acima um exemplo de um kit vendido pronto na internet, falta montar e pintar ao seu gosto.

 Assim fica fácil de montar um diorama. 

 Basta pintar e jé está pronto. 


Mas como não possuo tais recursos, é hora de colocar minha imaginação para trabalhar e começar a fazer os detalhes do velho posto abandonado.
Começando então pelo item que ficará mais em evidência no diorama que será a bomba de combustível, no estilo coqueiro.
Já fiz uma bomba de combustível com um estilo "usada" para o diorama Gas station Last Chance”, porém, usando outros tipos de materiais. Nesse caso, eu quero uma bomba de combustível com um aspecto de ha muito tempo abandonada, com sinais de oxidação pelo tempo, com peças quebradas e algumas faltando.
Para isso fiz uso da técnica de enferrujar alumínio (tem aqui no blog: https://dioramasdoski.blogspot.com.br/2017/02/efeito-ferrugem.htmlusando na parte do corpo da bomba de combustível, alumínio de lata de refrigerante comum.
Para fazer a parte que seria o vidro da bomba de combustível, eu usei uma seringa de 5ML, retirando com removedor, as marcações da seringa (isso também deu um efeito de vidro velho as seringa). Para segurar o alumínio no formato desejado, eu usei (também como molde para a massa epóxi que seria colocada depois) uma arruela de parafuso comum e na base uma peça totalmente inusitada, uma parte do botão de acionar o ventilador de um carro antigo (aos colecionadores, não se preocupem, a peça não foi danificada no processo).

Bomba de combustível sendo moldada.

Montando algumas peças para a bomba de combustível, cadeado, etc.

A bomba de combustível depois de passar pelo processo de oxidação do alumínio.


Usando um Clips de papel, fiz a base para prender a alavanca feita de alumínio a bomba de combustível.

Aproveitando que já estava trabalhando com massa epóxi, já fiz a parte superior e a base da bomba de combustível.

Usando uma haste flexível (cotonete), fiz o local onde será colocada a alavanca de acionamento da bomba de combustível.

Reparem nas partes oxidadas da bomba de combustível e nos detalhes dos parafusos feitos de massa epóxi para a base.

Parte superior da bomba de combustível, também feito com massa epóxi.


Colocada a alavanca da bomba de combustível, feita de alumínio.

Também coloquei na alavanca da bomba de combustível, um parafuso feito de massa epóxi.

Deixando um pouco a massa da bomba de combustível secar, é hora de começar a fazer a estrutura da casa, como sempre fazendo uso de palitos de sorvete e um croqui para seguir as medidas. No caso dessa montagem, eu usei a escala 1/24.

Cortando os palitos de sorvete para a construção da janela.

Janela feita com palitos de sorvete pronta, faltando apenas a pintura.

Janela feita com palitos de sorvete pronta, faltando apenas a pintura.

Janela feita com palitos de sorvete pronta, faltando apenas a pintura.

 Voltando a bomba de combustível, antes do epóxi ficar muito duro, eu fiz os furos usando agulhas para a sustentação da parte superior.

 Na parte interna da bomba de combustível coloquei um lacre de segurança (desses lacres de segurança encontrados em qualquer loja de material de construção) para fazer o suporte dos números que medem a quantidade de combustível.

Acima, exemplo de lacre de segurança que foi usado.
  
Novamente, deixando a bomba de combustível terminar de secar a massa epóxi, voltei minha atenção para a construção da porta.

Porta e janela prontos.

Para fazer os batentes das portas, usei madeira de caixas de uva.

Cortando com um estilete na medida que será o batente da porta.

Portas e janela da garagem em construção.

Porta pintada e envelhecida.

Porta e janela pintada e envelhecida.

Janela pintada e envelhecida.

Portas da garagem, prontas para serem pintadas e envelhecidas.

Portas da garagem, janela e porta, pintadas e envelhecidas.

Portas da garagem, pintadas e envelhecidas.

Com um grampo de papel comum, fiz algumas argolas para fazer as correntes das portas da garagem.

Portas da garagem, com correntes e cadeados.

Portas da garagem, sendo feito os detalhes das janelas.

Portas da garagem, janela e porta, pintadas e envelhecidas.

Detalhe do vidro quebrado na janela da porta da garagem.

Começando a construção da casa em torno da porta e da janela.

Como já mencionei aqui no blog em outras construções, eu prefiro fazer uso de cola branca.

Poderia até fazer uso de cola quente nesse processo, mas a qualidade do resultado final, eu acredito que não seria satisfatória.

Por ser um diorama onde vai aparecer apenas a frente da casa, como se fosse um cenário, resolvi fazer apenas uma pequena parte lateral, que será feita mais adiante, por enquanto, a parte da frente está montada, aguardando a cola secar.

Voltando a bomba de combustível, antes de pintá-la, vou fazer o globo que fica sobre ela, porém, este vai estar em estado bem deteriorado, sem a logomarca do posto.

Para fazer o globo da bomba de combustível, vou usar duas seringas de 10 ML, a qual eu cortei suas abas, deixando-as aredondadas e com uma lima, fiz uma leve inclinação na parte interna da base da seringa.

Fazendo isso com as duas seringas de 10 ML, eu juntei ambas as seringas e colei com cola rápida, depois serrei ambas as partes, formando um globo.

Globo pronto.

Globo pronto e colocado na base superior da bomba de combustível.

Fazendo uso de uma agulha de injeção na medida 40x12 (cor de rosa) fiz o local onde será colocada a mangueira e do outro lado, amassei com um alicate e dobrei a ponta, para fazer o suporte do bico de abastecimento. Também usei um cabo de pirulito (vermelho e branco), para fazer um detalhe da bomba de combustível.

No lacre de segurança que vai dentro da bomba de combustível, vou colar esses pequenos números que foram recortados de uma caixa de remédio usada.

O lacre de segurança vai ficar fixado numa borracha que retirei do embolo da seringa (essa borracha é aquela borracha preta de vedação que fica dentro da seringa e é a responsável por não deixar o líquido de dentro dela vazar).

Lacre de segurança pintado de cor ferrugem e números colados e pintados com leve toque de cor ferrugem também. Note que deixei dois números faltando (o 3 e o 6) para dar a impressão de que enferrujaram ou caíram da base.

Bomba de combustível pintada.

Detalhe da parte interna da bomba de combustível.

Queria dar um aspecto de muita ferrugem para essa bomba de combustível, mas mantendo um pouco da cor original, mostrando que um dia ela foi branca.

Detalhe da base da bomba de combustível.

Detalhe da ferrugem da bomba de combustível.

Detalhe da parte traseira da bomba de combustível.

Na parte interna da bomba de combustível, usei algumas hastes flexíveis para fazer os encanamentos e tubos internos, se não colocar uma luz, não é possível ver esse detalhe.

Mas observando a bomba de combustível a luz do dia bem de perto, é possível ver a parte interna e seus detalhes.

Na parte superior da bomba de combustível, também fiz alguns detalhes como um pedaço da parte de baixo do motor e um tubo de combustível passando pela lateral.

Com a bomba de combustível quase finalizada, é hora de envelhecer as paredes da casa.

Essa será a posição que a bomba de combustível vai ficar depois que estiver tudo pronto.

Para dar mais realismo a bomba de combustível, colei a placa da sua fábrica e a propaganda do combustível da época, porém já em estado de quase apagada pelo tempo.

Hora de cortar mais palitos de sorvete para finalizar as construções das laterias da casa. Não é uma tarefa fácil fazer esse corte, principalmente por que os palitos que faço uso, tem as pontas arredondadas, sendo necessário cortar todas e depois cortar novamente, na medida que eu vou usar para fazer as laterais, tudo isso usando apenas uma tesoura comum.

O resultado é um enorme calo no dedo.

Laterias da casa sendo coladas.

Laterias da casa pronta, esperando a cola secar.

Hora de colar as laterias da casa.

Laterias da casa colada no lugar.

Enquanto esperava a cola das laterias da casa secarem, aproveitei para pintar de cor ferrugem, uma roda que ficara na frente da casa com uma mangueira enrolada nela.

Depois de seca a cola, é hora de pintar as partes de verde na base da casa.

E também, pintar de verde as colunas laterais da casa.

Hora de pintar casa e a cor escolhida foi um amarelo bem fraco, que depois será desgastado.

Pintura finalizada, hora de começar o processo para desgastar a pintura.

Pintura desgastada.

Geralmente, quando chega a uma certa altura da montagem, eu para todo o processo, coloco as partes juntas e verifico com algum modelo na escala (nesse caso usei a F1 de 1949 que caracterizei como abandonada) se estou no caminho certo.

Detalhe da roda pintada e colocada no lugar.

Detalhe do cadeado pintado e colocado no lugar.

Detalhe da suporte de lâmpada pintado e colocado no lugar.

Visão geral de frente.

Detalhe da cantoneira feita de alumínio pintada e colocada no lugar.

Detalhe da cantoneira feita de alumínio pintada e colocada no lugar.

Visão geral lateral.

Reparem que em todas as janelas foram colocadas massa branca para segurar os vidros.

Reparem que em todas as janelas foram colocadas massa branca para segurar os vidros.

Detalhe da roda pintada e colocada no lugar, com apenas dois parafusos segurando ela.

Visão geral de frente, nessa etapa, como disse, é bom parar tudo, montar e verificar os detalhes. Nesse caso eu percebi que havia esquecido um detalhe muito importante, mas que faz toda a diferença, a parte de cima do batente da porta.

Para corrigir esse detalhe, serrei a parte de cima da porta para colocar o batente.

Resultado final da porta com o batente colocado e pintado. Reparem que também já fiz (no canto direito da foto) a caixa de força, usando inicialmente uma capa de agulha de injeção cortada, para fazer a parte redonda, dentro dela coloquei dois fios enrolados e fiz a caixa usando papelão fino e o cano usando cabos de pirulito e para segurá-lo na parede um pedaço de arame em forma de " U", pintando tudo na cor ferrugem (tinha fotos do processo de montagem dessa caixa de força, mas foram deletadas por engano).  

Com a parte da casa quase pronta, é hora de dar início a base. Em frente a casa vai haver uma pequena calçada com um degrau e para fazer essa calçada, vou usar cascalho de rio, geralmente usado em aquários. Poderia usar qualquer outra pedra, mas como tinha essa sobrando em algum canto em casa, vai ser essa mesma.

Colei pedra sobre pedra até a altura que desejava para fazer a calçada, embora pareça muito, a maior parte dela vai ficar escondida de pois de pronta. Para fixar bem as pedras, usei na parte interna, cimento branco.

Pedras coladas sobre a base, hora de conferir a altura.

Altura das pedras está satisfatória, hora de fazer a calçada.

Detalhe da base com as pedras, reparem que também já estou fazendo o telhado sobre a porta.

Calçada pronta.

Detalhe da base já fixada com a parte traseira.

Calçada pronta.

Degrau da calçada pronto.

Base da bomba de combustível pronto.

Detalhe do degrau da calçada pronto.

Ao fundo, a mangueira colocada sobre a roda.

Visão geral até o momento, reparem que já fiz usando lata de alumínio, as telhas que ficaram sobre a porta e pintei de marrom apenas para dar um fundo de tinta.

Usando uma velha meia calça, fiz a rede que protege a porta, o que nas cidades de interior conhecemos como "mosqueteiro", que nada mais seria do que uma porta com uma rede que fica antes da porta de entrada da casa e tem a finalidade de impedir a entrada de mosquitos para dentro da casa, enquanto você pode deixar a porta aberta.

Como tudo nessa casa já está desgastado a um bom tempo, essa redinha também não poderia estar intacta, por isso tem alguns furos e rasgos bem aparentes.

Pintura da telha sobre a porta pronta.

Pintura da telha sobre a porta pronta.

Hora de fazer uma lâmpada para ficar na porta de entrada. Para fazer essa lâmpada, usei um pedaço do bastão de cola quente e fui moldando até chegar no tamanho e formato que eu queria.

Lâmpada sobre a porta pronta.

Lâmpada sobre a porta pronta.

Usando um pedaço de madeira de caixa de uva, comecei a fazer a parte interna da janela.

Primeiramente, usando a serra, fiz alguns vincos na madeira.

Verificando a posição na janela.

Verificando a posição na janela.

Depois de pronta, pintei e desgastei a pintura, mas sem exceder muito no desgaste, afinal, ela fica na parte interna da casa e não sofre tanto com a ação de sol e chuva como a parte externa da janela.

Parte interna da janela pronta.

Hora de começar os detalhes do terreno sobre a base.

Para fazer esses detalhes, usei isopor colado sobre a base de madeira.

Pintei as pedras e a calçada.

O fundo  (parte interna da casa) foi pintado de preto, como dá para perceber olhando pela janela.

Esse fundo preto é para dar a impressão de profundidade dentro da casa, como se estivesse tudo escuro.

Verificando a posição e altura da bomba de combustível.

Colocando algumas placas na janela da porta.

Colocando uma placa de proibido fumar na janela.

Colocando uma caixa de papelão na janela da porta da garagem, tampando o buraco deixado pelo vidro quebrado.

Visão lateral da casa até o momento, antes de iniciar o chão do diorama.

Colando a bomba de combustível na base e iniciando a colocação da terra na base do diorama.

Reparem que também fiz uma pequena rampa na saída da porta da garagem.

Colocando um pouco de grama na base do diorama.

Colocando um pouco de grama na base do diorama.

Colocando um pouco de grama na base do diorama.

Colocando um pouco de grama na base do diorama.

Enquanto espero a cola da grama secar, comecei a fazer o suporte das lâmpadas e da placa de propaganda, usando duas agulhas de injeção. Reparem que as agulhas estão espetadas na madeira, enquanto a sua parte superior (que é encaixada na ponta da seringa) vou usar para fazer os refletores das lâmpadas.

A caixa que fica no centro do suporte das lâmpadas, fiz usando massa epóxi.

Primeira pintura nos suportes das lâmpadas.

Desgastando a pintura nos suportes das lâmpadas.

Desgastando a pintura nos suportes das lâmpadas.

Segunda pintura nos suportes das lâmpadas.

Pintura do fio que está enrolado no suporte da placa.

Pintura do fio que está enrolado no suporte da placa.

Pintura final do suporte da placa e das lâmpadas, reparem que nessa etapa eu cortei pela metade os refletores e já coloquei a placa de propaganda.

Uma visão de frente do suporte da placa e das lâmpadas.

Uma visão lateralizada do suporte da placa e das lâmpadas.

Usando fio de sisal tingido de verde claro, comecei a fazer as gramas mais altas do terreno.

Esse é um processo que vai testar sua paciência, pois não é fácil fazer essa pequenas tosseiras de mato, principalmente para quem tem dedos grandes como eu.


Comecei fazendo em volta da base da bomba de combustível.

Depois, na lateral da porta da garagem.

Expandindo para toda a frente da porta da garagem..

Tomando sempre o cuidado de não exagerar, pois geralmente onde passavam os pneus dos veículos, é sempre mais difícil de crescer mato.

Avançando para a lateral da casa.

Um detalhe que acabei esquecendo de mencionar foi a fechadura da garagem, pronta.

Uma visão de como está ficando o gramado.

Uma visão de como está ficando o gramado.

Uma visão de como está ficando o gramado.

Uma visão de como está ficando o gramado.

Usando dois cabos de pirulito, fiz o cano por onde passava o fio que ia até a placa.

Deixei ela num tom mais amarelado do que a casa, para dar a impressão de que ele está começando a enferrujar de dentro para fora.

Hora de colocar algumas pedras no gramado.

Uma visão de como está ficando o gramado agora com pedras junto.

Uma visão de como está ficando o gramado agora com pedras junto.

Uma visão de como está ficando o gramado agora com pedras junto.

Uma visão  geral até o momento.

Uma visão  geral até o momento.

Um teste de fotografia em preto e branco com o Chevrolet Bel Air 1957 caracterizado como abandonado.

Um teste de fotografia em preto e branco com o Chevrolet Bel Air 1957 caracterizado como abandonado.

Um teste de fotografia em preto e branco com o Chevrolet Bel Air 1957 caracterizado como abandonado.

Um teste de fotografia com o Chevrolet Bel Air 1957 caracterizado como abandonado.

Um teste de fotografia com o Chevrolet Bel Air 1957 caracterizado como abandonado.

Um teste de fotografia em preto e branco .

Reparem que em um dos refletores, eu coloquei uma lâmpada ainda intacta, assim como a da porta de entrada, feita com o bastão de cola quente.

Um teste de fotografia com o Chevrolet 1939 coupe.

Um teste de fotografia com o Chevrolet 1939 coupe.

Um teste de fotografia em preto e branco com o Chevrolet 1939 coupe.

Um teste de fotografia em preto e branco com o Chevrolet 1939 coupe.

Hora de começara a fazer os suportes de fios elétricos.

Para fazer os suportes de fios elétricos, usei uma agulha de injeção, cortando a parte onde ela de encaixa na seringa e lixando a sua base.

Fiz isso com 3 agulhas.

Depois, foi só passar o fio nos suportes.

Não queria fios em todos os suportes, por isso um deles ficou sem, depois de pintado esse é o resultado final.

Suportes de fios elétricos colocados no lugar.

Suportes de fios elétricos colocados no lugar.

Visão geral para avaliar os detalhes que faltam.

Um detalhe que me incomodava era a caixa de eletricidade, não queria deixar ela com esse aspecto simples, então resolvi fazer uma capa para colocar sobre a caixa, usando alumínio enferrujado.

Cortando o alumínio no formato da caixa.

Outro detalhe que estava faltando era a placa "Garage". Sim, não tem o M no final, não se preocupe, não é um erro de português, pois se trata de um posto americano e a escrita é assim.

Coloquei nas laterais da placa duas propagandas da época .

Envelhecendo a escrita da placa.

Placa, pintada e colocada no lugar.

Visão geral.

Visão geral com a pick-up F1 1949.

Detalhe da caixa de eletricidade já colada.

Mangueira da bomba de combustível já no lugar, porém, ela só tem um pedaço do que um dia foi uma mangueira.

Detalhes da entrada da garagem com óleo e graxa no chão.

Visão geral para avaliar os detalhes como pedaços de ferro deixados ao lado da porta da garagem e a pequena torneira enferrujada logo abaixo da mangueira.

Visão geral para avaliar os detalhes da bomba de combustível.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Usando massa epóxi, fiz os números da casa.

Depois pintei cada número.

Na caixa de eletricidade, coloquei um arame que dá a impressão de estar amarrado segurando a caixa fechada.

Os números pintados e colados.

A caixa de eletricidade com um fio novo que sai de seu interior e vai para dentro da casa.

Detalhes de folhas, madeiras e placas de época caídos no chão.

Detalhes dos fios elétricos pendurados.

Detalhe da porta com folhas e uma pequena placa de "proibido fumar" caído logo ao lado.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.

Um teste de fotografia em ambiente aberto.


Para ver como ficou esse diorama finalizado, clique no link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário