domingo, 16 de outubro de 2016

Impala 1959 abandonado





Quando comecei a comprar e montar kits de plastimodelismo, tinha 15 anos de idade, não haviam lojas especializadas na cidade (e não há até hoje), e comprar qualquer coisa pela internet ainda era um sonho distante, já que nessa época, o computador ainda era algo inacessível para um jovem.
Então o jeito era ir procurando em um lugar chamado "lista telefônica". Sim, antes do GOOGLE tínhamos que procurar o que precisávamos em listas telefônicas, bibliotecas, livros, revistas etc.
Encontrei então na cidade vizinha (15 km de distância) uma loja especializada em venda de artigos para miniaturas, foi nessa loja que comprei a maioria dos kits que montei, as tintas que usei entre colas e pincéis. Esse kit do Chevrolet Impala 1959 vinha com duas opções de montagem e em cores vermelho ou azul.
Primeiramente, fiz essa montagem na cor vermelha, mas ao montar o kit, ele já veio faltando as lanternas traseiras, o que já me deu uma certa tristeza, pois não ficaria como gostaria, mesmo assim, montei e ele ficou um bom tempo em exposição em casa. O tempo passou, outras prioridades foram surgindo e ele ficou um bom tempo jogado numa caixa com outros kits. Depois de alguns anos, eu resolvi voltar a mexer em alguns kits que estavam guardados em caixas e o velho Impala recebeu sua nova cor, azul. Porém, não demorou muito e ele acabou voltando para caixa por falta de espaço.
Quando fui ver depois de alguns anos o carro, ele havia formado vária bolhas na pintura então já com algumas peças faltando, e a transparência dianteira quebrada, resolvi transformar esse carro em abandonado.
Minha intenção inicial era de fazer uma caixa com um solo tipo deserto, com cactos e uma ossada de cabeça de boi próximo, como nesses filmes que vemos carros do tipo abandonado no deserto e ao fundo uma paisagem bem sugestiva de deserto. Uma inspiração para isso eram as fotografias de Troy Paiva, famoso pelas fotos usando cores durante a noite. Então resolvi modificar o carro mantendo suas linhas características, mas com um aspecto bem abandonado. 


Foto inspirada na técnica de Troy Paiva com luzes coloridas.

Foto inspirada na técnica de Troy Paiva com luzes coloridas.

Ao fundo dessa foto, um cenário de deserto, o qual pretendia fazer para deixar o carro.

As primeiras mudanças no carro foi raspar de leve a pintura azul, deixando transparecer a pintura vermelha que havia por baixo. 

Isso acabou sendo uma espécie de "fundo" da pintura, como acontece com carros antigos reais.

O teto conversível do carro era feito de plástico, assim como toda sua carroceria. para dar mais realidade, fiz alguns buracos nela.

Em seguida, colei um tecido bem desfiado nos locais onde ficaram os buracos, dando a impressão que o teto rasgou com o tempo.

Não sabia ao certo se deixaria o carro em uma caixa conforme a ideia inicial.

Outra alternativa seria fazer apenas uma base para o carro e fazer fotografias com ele nessa base.

No detalhe, a maravilhosa traseira do Impala 1959, famoso "asa de gaivota" e o local das lanternas que nunca fizeram parte do kit, pois vieram faltando.

Detalhes dos buracos no teto.

Foto de referência a uma fotografia noturna no deserto.

A intenção seria de fazer um cenário desértico e esconder LEDs coloridos em moitas de grama para acenderem a noite, dando o mesmo efeito da fotografia de Troy.

Também tive a ideia de deixar um LED dentro do carro como opcional.

Mas essa ideia foi descartada. aqui detalhes da pintura arranhada no capô.

Uma foto com efeito de luz, ao fundo uma foto de deserto, apenas para referência.

A intenção era de passar um ar noturno ao local, com o céu não tão escuro e com estrelas.

Detalhes do interior.

Também trabalhei o interior para parecer abandonado.

Com a ideia em mente comecei a trabalhar em uma base.

Usando isopor e um galho de árvore, fiz uma pequena vinheta de deserto.

Essa era a ideia inicial.

Faltava agora, fazer uns arbustos para esconder os LEDs, porém, essa ideia foi abandonada.

Já havia feito ate a ossada da cabeça de um boi para ficar no local, mas acabei usando em outra projeto.

Por um tempo, voltei as rodas nele e coloquei ele para fazer fotos no meu posto de combustível.

Mas foi meramente para fazer fotos.

Ainda persistia a ideia de fazer uma vinheta com esse carro abandonado no deserto.

Aqui ficou apenas como se fosse um carro que estava na oficina do posto para conserto.

Mas depois das fotos, essa ideia também foi descartada.

Enfim, cheguei onde queria, fazer umas fotos dele como se estivesse no deserto.

Para isso, fiz uma base apenas para fazer as fotografias e levei ele a uma área que eu chamo de deserto de Rio das Pedras, SP.

Finalmente, pude fazer as fotos como desejava, mas ainda está nos meus planos, fazer uma base melhor para deixar esse carro.

Essas fotos fiz em ambiente natural, usando na base, apenas um pneu da própria miniatura com fibras de cocô dentro, fazendo o efeito de mato alto seco.

Fiz essas fotos usando o meu celular, próximo passo, vir nesse mesmo local fazer novas fotos usando uma máquina fotográfica com as luzes coloridas para finalmente, ter as fotos como imaginava.
 
Mas por enquanto, fiquei feliz com o resultado dessas fotos, bem mais realista que as primeiras.

E finalmente, fiz uma fotografia numa das minhas outras maquetes, usando um LED dentro do carro. Foto também feita em ambiente natural com a lua e nuvens no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário